quinta-feira, 7 de maio de 2009

TELEVISÃO: "Poder Paralelo" tem cenas censuradas.

Há alguns dias venho lendo matérias na internet sobre a Rede Record estar tesourando, arrancando, censurando, cortando cenas picantes da novela “Poder Paralelo”, que leva como tema principal a Máfia. Segundo O PLANETA TV, os cortes são provenientes de pessoas ligadas à Igreja Universal e não tem o conhecimento de Ignácio Coqueiro e Lauro César Muniz.

Ele (Muniz) deve estar descontente com este fato. Deve ser horrível se dedicar a escrever uma novela, e descobrir que a emissora para qual se trabalha está picotando seu trabalho, descartando cenas que você ficou horas para escrever. Se quiserem censurar as cenas, sem problemas, podem censurá-las... Mas!... Avise o autor para que ele não as escreva, não se dê tal trabalho!

Discussões na comunidade oficial da novela no Orkut apontam que os usuários acham mais impactante deixar cenas de ação e violência na íntegra do que uma cena picante – até então, as cenas não são explícitas e não mostram nada -, eles acham que o impacto de uma cena de violência, como quando Marreta e Manu morreram no capitulo final de “Chamas da Vida”, de Christiane Friedman, foi muito mais impactante que a cena em que Tony e Ligia têm sua primeira relação sexual.

Embora eu ache sexo um assunto um tanto quanto obsceno a ser discutido em uma novela, - pra falar a verdade sou contra tais cenas – não posso deixar de expor meu ponto de vista em relação a esta atitude suja e porca de cortar as cenas de sexo não explícito. Se for para censurar, beleza, mas entre num acordo com o autor para que ele não se dê o trabalho de escrevê-las.

E vocês, o que acham?

Aderson Souza.

Chamada oficial:


4 comentários:

  1. vou ser sincero, nao gosto das novelas da record, eu (assim como a maioria acredito) soh vi PROVA DE AMOR e ainda porque BANG BANG era podree, aoskoaksoakska! mas sempre torci pela record crescer, sempre defendi a Record, adoro a ELIANA (nem se fala *-*)... mas ultimamente a record tem deixado muito a desejar... eh muito copia da globo, acho que precisamos de programas novos, nao de programas copiados...

    ResponderExcluir
  2. Exato. Com excessão de "Poder Paralelo", que mau ou bem é um produto bem produzido, a Record é praticamente a segunda Globo...

    Eu acho que a Record deveria tentar CONHECER seu público aparente... Ela simplesmente não conhece o público.

    ResponderExcluir
  3. Acho que Poder Paralelo está ficando um pouco chatinho sim, mas pode melhorar. LCM e TS precisam entender que alguns tipos de assuntos não são aceitáveis para o público, o que acaba deixando a audiência cair. Compare AMOR E INTRIGAS. Uma novela muito diferente. Poder Paralelo é ótimo, mas o assunto de máfia assusta um pouco o telespectador. E outra coisa... Em Poder Paralelo, a Lígia aparecem muito pouco, e parece que os protagonistas são a Nina e Pedro.

    ResponderExcluir
  4. O ruim de uma novela é sua linguagem, seu formato. Ou precisa ter muita história pra contar, ou saber esticar sem desgastar.

    No caso do tema central, a máfia, é um assunto delicado. Mas no caso de "Poder Paralelo", ao menos o roteiro é bem escrito e a trama caminha. Enquanto Tiago Santiago com "Promessas de Amor", eu acho que não preciso comentar, basta assistir...

    Valeu pela participação.
    Abraços.

    ResponderExcluir