sexta-feira, 9 de abril de 2010

DVD: "Atividade Paranormal"


Há muito tempo não me sinto tão mal vendo um filme!

Quando um amigo da universidade me alertou sobre o filme ser tenso, pesado, perturbador, eu não acreditei, pelos trailers achei que seria apenas mais um filme idiota onde o casal tentaria se livrar de um espirito, um típico filme com final feliz, em que o casal consegue libertar o espírito e até rola uma ceninha comovente no final. Pois é...

Ao contrário disso, "Atividade Paranormal" é tão bem calibrado que mistura comédia, ação e terror, mas não aquele de assustar, e sim o de apavorar... Você não fica com pavor apenas na sala de cinema, mas ao chegar em casa sente uma incrível necessidade de dormir com a luz acessa...

No longa de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, Micah decide investir parte de seu salário numa câmera HD para conseguir captar o que acontece na sua própria casa. Então, ele e sua namorada passam  ver coisas estranhas, como portas se mexendo sozinhas ou ruídos perturbadores, gemidos estranhos, passos, luzes acendendo e por aí vai... O filme não tem efeitos especiais, não mostra nada que já não estejamos acostumados a ouvir diariamente, afinal, o silêncio tem som, sabiam? Um som perturbador...

Ao contrário de filmes como "Cloverfield" e "Distrito 9", onde os efeitos especiais imperam, "Atividade Paranormal" se garante por ser paupável. Por ter personagens tão reais, por ter uma ação tão real, afinal, nosso único ponto de vista é o da câmera de Micah e, de fato, o que ele quer nos mostrar... E esse, ao meu ver, foi o grande mérito do longa. Enquanto em "Cloverfield" e "Distrito 9" tem um império genuíno de efeitos especiais, Atividade Paranormal sai na frente por ser relativamente mais barato e funcionar tão bem! É 100% real!

Mas esse longa tem um padrinho! O filme que custou pouco mais de 11 mil dollares ter faturado alto no cinemas passou pelos olhos de Steven Spilberg. Dizem por aí que Spilberg conferiu o filme e não pôde acabar de assistir na mesma noite, foi necessário uma noite de repouso mental antes de acabar... Incrível! 

Senti calafrios, medo, pânico, pavor, stress, nervoso, acho que todos os péssimos sentimentos que todos sentiram quando assistiram. Além, claro, de ter adorado o final! Fugir da mesmisse é realmente demais!

A sacada de "Atividade Paranormal" é brilhante! Afinal, quem de nós não tem curiosidade de ver o que acontece durante a noite em casa ou em qualquer outro lugar?

Esse filme até me lembrou um lance da minha vida. Há muitos anos, no mês de Julho, férias de meio de ano, eu estava no apartamento da minha avó no Rio de Janeiro. Numa determinada noite, não me lembro a data, eu abri a porta do meu quarto para cruzar a sala e chegar até a cozinha e poder comer o maravilhoso pavê que minha avó faz. Só que, quando entrei na sala me deparei com um vulto branco refletido no espelho que depois de segundos de contato visual desapareceu, dei meia volta, entrei no meu quarto e não sai durante toda a madrugada... Fiquei muito assustado...

A única diferença é que eu não ouvi nada, apenas vi. O que, de fato, pode ser pior. Ou não, depende do ponto de vista.

Enfim! Há muitos mistérios entre o céu e a terra que desconhecemos, e de fato jamais teremos conhecimento, saberemos entender... E "Atividade Paranormal" mostra como mexer com isso pode ser fatal.

Trailer Legendado

Aderson M. de Souza
(011) 98476620

Nenhum comentário:

Postar um comentário