domingo, 14 de junho de 2009

CINEMA: O Exterminador do Futuro 4 - A Salvação. (2009 - Terminator Salvation)

Viagens no tempo sempre foi um assunto bastante polêmico em qualquer filme ou seriado. No entanto, nunca foi tão bem utilizada quanto na franquia O Exterminador do Futuro. Farei um breve resumo dos filmes para quem não se lembra:

1° - O Exterminador do Futuro - Sarah Connor é surpreendida por um homem enorme com expressão fria, e por outro que, aparentemente está ali para ajudá-la, protegê-la. Este é Kyle Reese, vindo do futuro, tem a missão de salvar Sarah Connor e impedir que John Connor (futuro Líder dos humanos) deixe de ser gerado. Kyle e Sarah dormem juntos e geram o líder. O exterminador acaba morrendo no final do filme, por Sarah Connor. Kyle Reese morre.





2° - O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final - Sarah Connor está internada, todos acham que ficou louca. Seu filho, John Connnor, agora um adolescente que rouba dinheiro de caixas rápidos e investe em joguinhos de shopping, é surpreendido por T-800, só que agora para ajudá-lo, e por um robô mais avançado, de meta-líquido, que se regenera a cada tiro levado. A missão de T-800 é impedir a morte do futuro líder.





3° - O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas - Sarah Connor morreu, vítima da Leucemia, John Connor passou a ser um largado que não tá nem aí para a vida. Invade a casa veterinária de sua futura esposa e é surpreendido por esta, pela exterminadora que vem do futuro para destruir os dois, e T-800, que volta mais uma vez com a missão de resgatá-los e deixá-los a salvo a qualquer custo. O filme termina com John e sua esposa no esconderijo subterrâneo onde se protegerem da ameaça da guerra nuclear.






4° - O Exterminador do Futuro 4 - A Salvação - John Connor lidera a revolta humana contra as máquinas e tem a missão de resgatar Kyle Reese, seu pai, que neste filme é apenas um adolescente amadurecido. É ajudado por Marcus, o primeiro andróide portador de pele humana, o que neste filme não vemos.







Salvation não segue o teor visual tecnológico dos filmes que o antecedem. Por exemplo, os robôs não são todos lustrados e pratas, são enferrujados e em boa parte deformados. São os modelos que antecedem o T-800, que,(spoiler a seguir) seguindo uma lógica, aparece no final. Salvation, embora haja o eterno conflito entre humanos e máquinas, não mantém a mesma excência dos primeiros, dois andróides humanóides lutando brutalmente e uma vida no meio precisando ser salva. Neste novo capítulo existe sim a luta, mas os humanos são em minoria, as máquinas são muito poderosas, além de até serem resistentes à agua! Isso mesmo, robôs-aquáticos!.

O objetivo das máquinas é capturar o maior número de humanos para fazer a cópia orgânica do texido humano, a nossa pele. Neste filme é exatamente o que estão fazendo, tanto é que não vemos andróides humanóides, fora dois, Marcus e (spoiler) T-800.

MCG, diretor de As Panteras Detonando, embora tenha forçado muito com alguns diálogos, como Connor falando "Eu voltarei", não me decepcionou. Nunca gostei da franquia As Panteras, logo, pensei detestar Salvation, mas pelo contrário, achei um filme bem interessante.

Os efeitos especiais são um fator a parte para serem discutidos, não houve uma falha durante todo o filme, os efeitos se mostraram absolutamente reais. (spoiler, inclusive a imagem abaixo) Até Arnold Digital ficou legal, embora fosse facílimo ver o efeito digitalizado (alguns dizem que o rosto digital do Governador foi inserido sobre a face de um ator, eu não acredito, todo o T-800 parecia digital, ao meu ver, até pelos movimentos "O Incrível Hulk"). Os movimentos ficaram relativamente falsos, mas quando a pele queimou, ficou simplesmente perfeito - o estado em que a pele ficou enquanto queimava.

Terminator: Salvation não é um filme ruim, só precisa ser bem compreendido. Quem for ver nos cinemas precisa ter em mente que, provavelmente os fatos que acontecem em Salvation antecedem, em parte, o primeiro filme.

;D

Abraços!

Aderson Souza
Cel: 98476620
amsouza20@gmail.com
www.aderson-souza.blogspot.com
www.king-films.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário