sábado, 19 de fevereiro de 2011

INTERNET: Como são feitos os efeitos especiais?



Um mundo que vem sendo explorado agora no Brasil, com a recente "Caminhos do Coração", "Os Mutantes", "Promessas de Amor", "Tempos Modernos" e por aí vai. Muito se comenta sobre esse mundo dos efeitos especiais, mas pouquissimo se mostra, pouquissimo se explora; aí é obvio que as criticas negativas surgirão.

Hollywood é pioneira neste aspecto, graças a força de George Lucas, a ILM (Industrial Light & Magic) é, hoje, a maior potência visual no cinema mundial. Todos os grandes filmes passaram por lá e levam o brilho da marca para todos os cantos do planeta.

Hoje, aqui no Brasil, o cinema vem explorando mais este segmento. Com o luxuoso "Redentor", com efeitos que, o.k., não são os mais brilhantes, mas não deixam a desejar, em sua totalidade são bem feitos. Ou até mesmo os intragáveis filmes da Xuxa, que podem até ter uma péssima temática, serem enjoados e tudo mais - o público para esta série é infantil, logo... -, mas devemos admitir que, embora hajam efeitos horríveis, muitos deles são considerados espetaculares.

A Rede Record tentou com todas as forças possíveis recriar efeitos que pelo menos caminhassem perto da ilha de King Kong ao adquirir o programa "Hell", que desenvolveu os efeitos para o remake do gorilão. No entanto, a ausência de tempo jogou a trilogia de Tiago Santiago na lama.

No entanto, os efeitos especiais já foram terríveis (observando o passado através do nosso tempo), vide até mesmo o clássico "De Volta para o Futuro", os efeitos são, sim, espetaculares, mas em muitos takes podemos sentir - para quem trabalha com isso ou é apaixonado, como eu, por esse mundo visual - os efeitos cintilarem na tela. Como a perseguição entre carro e hoverboard no túnel, as montagens são explícitas, principalmente com a remasterização digital. No entanto, são extremamente válidos. Me lembro até hoje que jogava táboas no chão na esperança delas flutuarem sempre que assistia aos filmes nas tardes vagas da minha infância feliz.

Agora, obviamente, é necessário profissionais de muita criatividade, competência para ouvir e montar, e, principalmente, habilidades com softwares.

Desde que comecei a trabalhar no ramo, venho reparado que praticidade é tudo. Tanto na criatividade, tanto na habilidade com o software. Quando vejo bastidores de grandes produções, sejam nacionais ou não, fico deslumbrado com toda a estrutura montada para recriar um cenário 3D.

É impossível, hoje, um filme ser finalizado sem algum efeito, seja ele 3D ou apenas um filtro de imagem. Vejam este vídeo. Ele mostra, quase detalhadamente, todos os processos que envolvem a pós-produção de um longa-metragem.

Reparem nos espaços verde e azul. Onde, num futuro próximo, serão arrancados e, eu seu lugar serão inseridos os efeitos especiais. O ponto que há neste espaço é referente ao movimento de câmera, para que o efeito inserido possa se mostrar presente como se de fato estivesse se movendo no cenário. Estes efeitos existem até em novelas globais, por exemplo, em "Sete Pecados", muitas das cenas eram rodadas com esse fundo azul para servir de extensão da cidade.

Costumo dizer ao meu pai: Jamais acredite no que está gravado, tudo pode ser manipulado. E de fato pode. Sempre.

Outro aspecto curioso, em grande parte funcional e realista, é a invenção da captação de movimentos. Muitos filmes, como "A Lenda de Bewolf", "Final Fantasy" e o futuro "As Aventuras de TimTim", assim como "O Expresso Polar" e tantos outros, contam com estes apetrecho quase indispensável. Outros filmes, como Homem-Aranha, Homem de Ferro e afins também contam com tal tecnologia.

É uma roupa, semelhante a um pijama, repleta de pontinhos e marcações que o computador interpreta como movimentos e os captura, gerando movimentos reais para os bonecos. Peguem, por exemplo, a cena em que Máquina de Combate e Homem de Ferro lutam na Mansão Stark, não há atores em cena, houve apenas captura de movimentos e os bonecos digitais lutando. Brilhante, né?

Enfim...

Eu resolvi escrever sobre isso porque é a minha profissão, onde eu pretendo estar em constante aperfeiçoamento, e o que eu entendo bem, e nada melhor que explorar o que se entende, não é? ;)

Veja aqui, na galeria de vídeos do Scarpotter, todos os vídeos disponíveis. São curtos, mas revelam muito sobre as produções; só me apaixono mais quando os vejo, tanto pela saga Harry Potter, tanto por qualquer filme que tenha tantos efeitos. Merecem ser vistos, comprados e ser muito bem pagos.

Curiosidade:

- Sabiam que "Transformers 2 - A Vingança dos Derrotados" quase rendeu prejuízos para a ILM? Os gráficos foram pesadíssimos e tudo foi feito em Alta Definição. Os computadores da empresa de efeitos especiais quase explodiram! É necessário ter um computador de alta potência para conseguir um bom resultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário