domingo, 22 de agosto de 2010

Literatura: "Percy Jackson e O Ladrão de Raios"







Você deve estar imaginando porque alguém começaria a série “livros e filmes” com algo tão insignificante para a literatura. Ok, não vou me defender. Eu passei alguns meses lendo apenas livros técnicos para finalizar meu TCC e me formar. Então, quando finalmente acabei me permiti alguns prazeres de literatura fácil. Comecei por “O Mundo de Sofia”, que eu recomendo a todos, mas agora não é hora de falar sobre ele, e segui lendo todo tipo de livro que encontrei.

A criatura fenomenal que me permite utilizar um espaço neste blog me disse: leia Percy Jackson, você vai gostar! Minha irmã, que compartilha gostos muitos similares aos meus, também me encorajou. “É ágil. Rápido de ler.”, ela disse. Eu peguei o livro e deixei no computador... Ele ficou lá meses... Eu pensava o tempo todo no fiasco que foi o filme. Como já deve ter percebido, eu li. Ontem resolvi ler este bendito livro.

Sim, ele é rápido. Rick Riordan (foto abaixo) escreve para adolescentes e realmente faz a cabeça dessa garotada! Em Percy Jackson, traz os deuses do Olimpo e seus filhos “meio-sangue” para nosso mundo. Os EUA viram o Ocidente e assim o local onde os deuses estão. O autor explica fatos da história da humanidade como sendo influência direta dos deuses.


Ok. Eu terminei o livro hoje e pensei: “Certo, o livro daria um bom filme”. E olha que de audiovisual eu entendo o suficiente. Já devem ter uns cinco livros de Percy Jackson, e pode-se dizer que pelo apelo ele deve ser o candidato mais forte a ocupar o lugar de Harry Potter, depois que a “saga” finalmente acabar. Pode ser que chegue lá, mas por enquanto... Pra falar a verdade, e agora vou ser bastante apedrejada, eu acho Harry Potter bem fraquinho. Assisti aos filmes, sim, mas não li nenhum dos livros. Cheguei a folhear algumas páginas na livraria, mas não tive saco pra ler (desculpem o linguajar, mas às vezes é necessário para se expressar).


Harry Potter tem um orçamento enoooooooooooooooorme e mesmo assim às vezes o filme é arrastado. O último me fez querer dormir no cinema! E nenhum filme nunca me fez querer dormir no cinema, por pior que fosse. Eu simplesmente não agüentava mais! (sério, o cara da cadeira da minha frente já estava querendo me expulsar da sessão!) Percy Jackson não tem orçamento gigantesco, o primeiro da outra saga também não tinha. Não há como não comparar esses dois! Um bruxinho entrando na adolescência, com um amigo bobo e uma amiga inteligente se metendo em confusões e lutando contra gente muito mais poderosa. Encontrou semelhança com alguma coisa em Percy Jackson? Mas de uma coisa eu estou muito grata: Percy Jackson não tem orçamento alto. Assim não correram o risco de criar cenários monumentais que ficassem ridículos em cenas e soassem falsos. Quando se tem mais verba o efeito visual fica muito superior. O bruxinho que veio primeiro que o diga!

Pontos fortes do livro: a narrativa, que corre como um rio seguindo tranquilamente seu curso, algo natural, a criatividade do autor e o fato de ele não ter apelo sexual, que o filme tem aos montes. Pontos fortes: do filme (superiores ao livro): A cena onde Percy Jackson descobre quem é o amigo que o está traindo. Eu devia me lembrar de outro, porém não consigo.


Enfim, o enredo do filme é uma cópia ínfima da criatividade do autor... Ainda não entendo porque todos eles no fim dizem que as adaptações ficaram ótimas! Pergunte a qualquer fã e você vai saber se ficaram mesmo!!

E para finalizar de verdade, o livro pode ser ótimo para aqueles que gostam de mitologia ou péssimo para quem espera histórias mais completas e explicações mais clássicas, mas na pior das hipóteses é um prato cheio para aqueles que não conhecem nada! Um prato cheio, confuso, onde nada combina com nada, mas que mantém você ali pela curiosidade de saber que gosto tem afinal... 


por Mariana Barreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário