quinta-feira, 4 de março de 2010

CINEMA: "Percy Jackson e O Ladrão de Raios"


o filme não foi de todo mal

"Percy Jackson e O Ladrão de Raios" segue a mesma e segura linha que garantiu a "Harry Potter" o sucesso. A diferença é que em Harry Potter, o universo foi totalmente criado, obrigando, assim, a apresentação de cada elemento, enquanto em Percy Jackson, o universo já é de conhecimento de muita gente, mesmo que apenas no subconsciente, o que, de fato, ajuda na narrativa.

Originalmente, no livro, Percy tem 12 anos, no filme aparenta ter uns 17, o que a meu ver só ajudou - galerinha preste bem atenção na construção da narrativa, é em primeira pessoa, ou seja, o próprio filho de Poseidon é quem narra tudo! 12 anos? Sei não. Todavia, é um adolescente que tem problemas de memória, além de não conseguir ler direito. Então, quando é atacado por sua professora de álgebra, sra. Dodds, senhor Brunner, seu até então outro professor, pede que Grover, amigo do semi-deus azulão, leve-o para o Acampamento Meio-Sangue, onde terá treinamento para vencer o mal que o assombra.

Existem passagens interessantes no livro que, se estivessem no filme, dariam um UP. Por exemplo: O oráculo. Cara! Juro, foi ele (oráculo) quem me obrigou a ler até o final, te juro mesmo! Fiquei tão curioso com as profecias, curioso em ver quem trairia nosso querido semideus, que fui até o final. E não foi de todo mal, afinal o livro tem 300 páginas e eu o devorei em uma semana.

Personagens importantes como Clarisse, Thalia e Ares foram totalmente apagados. O Oráculo? Esqueça, as profecias não existem no filme. Como eu disse, dariam um up, certo? Existe até uma Hidra no filme! O que, segundo os fãs, só acontece em "Mar de Monstros" (não, não há Hidra em “O Ladrão de Raios”), segundo livro da série - já comecei a ler.

É claro, como minha amiga, Mariana, sempre diz; é impossível traduzir 300 páginas em duas horas de duração. Claro! Eu continuo achando que uma série traduziria isso muito bem, toda rica história de qualquer livro. 

Agora... Não posso deixar de negar; O filme é um complemento ao livro. Admito que só resolvi ler o livro por que o filme estava demorando muito pra chegar no Brasil, sabe quando os dias não passam? Então... Aí fui lendo, lendo... Já imaginando os atores... As cenas... Sabem? Acho que por isso foi ainda mais frustrante não ver determinada cena na telona ou cena adaptada.

SPOILER ON

Enquanto no final do livro, Luke, o amigo que trairia, deixa que um escorpião pique nosso herói, no final do filme eles lutam em cima de um prédio, Percy evoca água de várioslugares e lança contra o inimigo. Achei isso brilhante!

SPOILER OFF

Percy Jackson tem potencial para ser o novo Harry Potter? Tem, acredito que sim. MAS, ainda falta alguma coisa que nos faça falar o nome Percy Jackson da mesma forma, com a mesma entonação de  voz que usamos para falar falar Harry Potter. Cara! Harry Potter é uma franquia foda! Super bem escrita, super bem amarrada! Percy Jackson pode ir por esse mesmo caminho, aliás, ele tem um ponto alto que Harry Potter não tem; É didático. Afinal, saber mais sobre mitologia grega é muito bom para todo mundo, uma cultura que podemos usar e abusar, e, além de tudo, é fascinante! E introduzir isso nessa realidade é incrível! Depois que Li e Assisti, todo mundo que acho estranho na rua já penso; “Filho de que Deus?”. Hehehehe, loucura, né?

“Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios” é um longa razoável, consegue entreter, cumpre o que se propõe nos trailers: Aventura, ação, efeitos e comédia. Faz o tempo passar rápido – o que aqui pode ser considerado uma pena -, diverte, é incessante, vale à pena conferir na telona. Mas só aviso: Não procurem o livro no filme!

Agora, as comparações entre Percy e Harry são iminentes. Até por que até o diretor é o mesmo. Ambos tem um trio protagonista. Ambos tem um tutor fodão. Ambos tem um vilão grotesco e poderoso. Ambos tem uma escola. Ambos são incompreendidos pela sociedade. Ambos sofrem com algum membro da família. AH! Podem ser super parecidos. E olhem que Chris Columbus teve essa idéia, de torná-los semelhantes para que as pessoas já se identifiquem da mesma forma. Até deu um jeito de Percy poder voar tal como nosso bruxo teen faz com sua Firebolt, só que no caso do semideus é um allstar com asas! Mas, por mais que tentemos, Percy Jackson é Percy Jackson, e Harry Potter é Harry Potter. ;D Remember That!

A única coisa que lamento é que a ausência de determinados personagens, mesmo que fosse em situações banais, possa atrapalhar o rendimento dos próximos filmes. Afinal, "O ladrão de raios" teve final sem gostinho de quero mais, e achei isso um absurdo, até por que eu fiquei com esse gostinho quando acabei de ler! Quando vi Annabeth indo embora enquanto Percy ficava lá, se recuperando... Mas, se o filme conseguir se pagar nas bilheterias, uma seqüencia é iminente. 

Vale a pena! Os efeitos são bons, a direção é boa, a idéia do filme é boa, os atores são bons, o roteiro é bom, tudo é bom! O filme cumpre o que se propõe pelos videos liberados na internet, e isso é o que importa. Distorcendo ou não a história, o que importa é que as pessoas entendam a história do livro no filme, e isso aconteceu, a Mariana não leu o livro e entendeu perfeitamente a história do filme.

Aderson M. de Souza
(11) 98476620

Trailer Legendado


Video Especial


;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário