quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CINEMA: "O Aprendiz de Feiticeiro" - Vai ficar pra Sessão da Tarde!



Eu queria poder falar que esse filme é bom, até por que adorei o ritmo, os efeitos, e, de certa forma, as 'surpresas', mas ao mesmo tempo, preciso admitir também que é um péssimo filme! Infelizmente!

Na trama, existem três feiticeiros da ordem de Merlin, um deles, Maxim Horvath, acaba traíndo o feiticeiro mestre e consegue derrubá-lo com ajuda de Morgana. E, a partir daqui, a história é a seguinte: Maxim quer trazer de volta à vida todos os feiticeiros do mal e para isso precisa do anel que Baltazar entrega à Dave logo no início do longa. Daqui em diante o filme não muda, perde parte do ritmo que já não era lá muita coisa no início. A dramatização do passado, mostrando Baltazar em vários tempos procurando pelo primeiro Merliniano, não convenceram e foram além do chato. 

Dave é o típico nerd descoordenado (sim, parece até o mesmo personagem de "Ela é Demais pra Mim"), e blábláblá, que vê, depois de uma briga maluca na China, a chance de conhecer mais sobre as artes que Baltazar tanto quer lhe ensinar. 

O filme tinha potencial até para uma trilogia, uma franquia de sucesso, não tanto quanto a quem tanto tenta imitar; Harry Potter. Mas, poderia chegar a vender caderninhos e figuras de ação e render mais alguns trocados para o cofre nada cheio da Disney. 

Agora, com relação aos efeitos especiais, não tem dúvidas de que são formidáveis! Todos os efeitos se encaixam perfeitamente em cena, convencem sua presença ali, mesmo que realmente não haja nenhuma águia de ferro voando pela cidade. 

A trilha sonora é outra que não ajuda! Não emplaca o filme que já rasteja para chegar ao público... Não temos tempo hábil para nos identificar com nenhum dos personagens, nenhum, nem ao menos Dave, o protagonista! Isso foi o mais ridiculo. Nicolas Cage mais parecia estar na pausa das gravações de OUTRO filme!

Agora, um ponto ainda mais fraco da história é a 'explicação' dada para o público do por que Maxim e Baltazar lutam no meio de uma cidade e ninguém vê absolutamente nada foi um tanto quanto atrasada! Num momento, Baltazar revela à Dave que feitiçaria não deve ser mostrada para humanos pois seria complicado demais, em outro momento estão lutando com um dragão imenso no meio da China! E, mostrando sua total falta de tato para com o público, o diretor insere um take na cena em que mostra os condutores do dragão, até então de mentira, se transformando nas patas do animal e assistindo a transformação interna do monstrengo feioso. Todavia, um tempo depois, Becky é incapaz de ver o que Dave está vendo. Se os chineses viram tudo virar o interior de um dragão, por que Becky não viu bolas de fogo cruzando o céu da cidade? FURO! Os chineses também eram feiticeiros?! ¬¬"

Agora, um ponto também baixo é a pressa em mostrar cenas de ação, efeitos especiais, Dave em situações engraçadas, o diretor simplesmente esquece que há outros vilões tão fortes quantos Maxim Horvath para combater nosso herói das antigas! O chinês que domina agulhas é um grande exemplo, imagina aquele dragão no meio de Nova Iorque? Seria show de bola! Dave combatendo a fera e tal... Acho que haviam ótimos personagens que mereciam mais tempo em tela e, inclusive, até um filme! Mas, com medo de que as pessoas fossem odiar o filme, ou pelo menos sair da sala de exibição se perguntando se realmente valeu a pena os 11 reais gastos numa sessão, o impossibilitou de fazer o óbvio; usufruir mais da história que TENTOU conceber e arrastá-la, CRIATIVAMENTE, por três filmes. O final deste filme poderia ser o final do terceiro, imaginem todos os feiticeiros contra Dave? O Merliniano! Seria incrível...

Enfim!

"O Aprendiz de Feiticeiro" não é um filme horrível, é apenas clichê e apressado, sabemos tudo que vai acontecer! TUDO! É previsível demais! 

Mas essa questão da pressa em mostrar os personagens até transformou o final em um final não inconcebível! Como poderia, um aprendiz, ainda mais treinado porcamente como foi treinado, vencer Morgana? Putz!... Achei, sinceramente, um ponto falho, não houve, como eu disse, tempo hábil para termos certeza que Dave daria conta!... Só não vou expressar o quanto isso me deixou irritado por que seria obrigado a revelar spoilers... MAS... Foi muito estranho! 

AHHHH! Fiquei até os créditos finais, há uma cena ali, não muito significativa, mas pra quem ainda quer ver uma homenagem engraçadinha do Aprendiz de Feiticeiro ORIGINAL, é uma boa. ;D


E sem contar com as cenas cortadas, muitas das cenas relativamente boas do trailer não estão no filme. Como a que Baltazar pousa com a águia no metrô e pede para Dave subir, ele olha para o feiticeiro e diz "Eu tenho medo de avião!..." e Baltazar retruca "Você está com sorte, trouxe um pássado!". Ou quando Dave está tentando lançar uma bola de plasma e, quando enfim consegue, acerta a xícara de Baltazar. Ou quando Dave e ele estão na cidade sob um céu cinza, Dave diz "é loucura!" e Baltazar recruta um "Mas é legal!", ok, essa cena pode ter sido manipulada no trailer, mas Baltazar fala "Mas é legal!" nessa exata cena... Achei uma babaquisse tremenda terem cortado... O filme é chatinho com ou sem essas cenas, mas elas poderia fazer um pouquinho a diferença... Todas as piadas soltadas pelos personagens foram bobas!

PS.: A cena completa das vassouras que dançam foi animal!

Trailer Legendado


Trailer concebido pelo parceiro Kablam Trailers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário