sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tecnologia: A Magia da Alta Definição

Qualidade extrema e interatividade extrema!
Caramba... Há muito tempo tenho vontade de escrever um texto sobre isso. É extremamente bacana como a tecnologia vem evoluindo. Primeiro pudemos pegar fitas imensas, chamadas VHS, e gravar qualquer coisa que nos interesse na TV e armazenar por muito tempo. Depois, chegou o CD e com ele a facilidade em navegar por faixas musicais. Ai, na sequencia, veio o DVD, e foi um estouro! Qualidade associada a interatividade. E agora, temos o Blu-Ray, um estrondo!

Comprei um Home Theater Blu-Ray da Philips. É um ótimo equipamento. Tem 200 RMS de potência, reproduz uma qualidade de som impressionante, os detalhes saltam! Associando isso à imagem HD, poxa, acho que é a melhor aquisição que fiz no ano passado.

Uma das vantagens do Blu-Ray é o menu. Ele não fica saltando de um ponto para outro. Ele é estático e abre janelas na tela, há apenas um clipe rolando no fundo e o menu fica ali, quietinho. Quando comprei o aparelho, aluguei três filmes: Homem de Ferro 2, 2012 e Enrolados. Fiquei simplesmente abismado vendo Homem de Ferro 2 em Blu-Ray, a realidade que os efeitos tem é simplesmente absurda. Os efeitos visuais estão cada vez mais convincentes e perigosos. Estou vendo a hora que atores de carne e osso serão substituídos por bonecos computadorizados. Se bem que isso já acontece; Ontem estava assistindo "Homem Aranha 3", em vários momentos, Tobey Maguire é substituído por um boneco digital nas cenas de ação.

E o Blu-Ray ressalta isso. A definição que ele alcança ressalta os detalhes mais discretos. A armadura do Tony Stark fica simplesmente impecável em HD. Assim como os efeitos da terra se transformando em 2012, ou o filme Enrolados, a qualidade técnica é simplesmente linda.

O problema é que o HD também revela coisas feias. Mostra que muitas cenas de 2012 são feitas em CGI e isso prejudica a veracidade do filme, veracidade essa ALCANÇADA na versão em DVD. ;D

Comentei com um amigo recentemente que quero comprar uma outra TV FULL HD para por no meu quarto, e transformá-lo numa sala de cinema. Ele me perguntou o seguinte: "Será 3D?".

Não... Eu não quero 3D. 3D, pra mim, é uma tecnologia ainda em experimento que ainda não merece ser consumida. Até mesmo no recente caso de "As Invenções de Hugo Cabret", eu não verei em 3D imediatamente. Todos os críticos estão falando que o 3D do filme é sensacional, mas vou assistir ao filme em uma cópia normal primeiro, se me agradar, eu até penso na cópia 3D. Me irrita a quantidade de filmes em 3D que saem, e que não são 3D! "As Aventuras de Tintim" é um exemplo gritante disso! Deve ser um filme épico visto em HD, mas em 3D, se tornou cansativo.

Infelizmente algum pela saco vai acabar dando um jeito de piratear o Blu-Ray também. E infelizmente não só o equipamento, mas a mídia original é bem cara, mas se você pode ter um equipamento HD em casa e alugar (ou comprar) filmes originais, faça, por que a qualidade é inquestionável.

E não é só a questão do Blu-Ray, ele é só 50% da parada! O sinal digital tá ganhando muito espaço no Brasil. Na agência de publicidade onde estou trabalhando agora, muitos dos comerciais que produzimos são em HD, enviandos através de uma nova tecnologia. Então, é admirável o quão presente e agradável é a Alta Definição. O único problema é que agora as produções precisam ser mais cuidadosas em todos os sentidos visuais. Composição de cenários, maquiagem, figurinos, efeitos visuais e especiais... O HD ressalta tudo. Cada detalhe conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário