domingo, 22 de maio de 2011

Cinema: Padre 3D

Prepare sua arma, vai precisar...


Há dias estive numa discussão com uma amiga sobre filmes terem a mais árdua das missões; adaptar uma história nas telonas. A maioria dos filmes que vem de jogos ou HQs são intragáveis pelo simples motivo de serem produzidos para um público muito específico, com excessão de "Resident Evil", os demais são bem chatinhos para os não-fãs.

Achei que "Padre" fosse entrar nesse grupo, mas me surpreendi com um produto que pode até não ser de primeira linha, mas de fato me prendeu durante todo o tempo de projeção.

"Padre" começa com um sonho do Padre. Logo em seguida vemos sua filha sendo levada por vampiros, desencadeando a revolta do Padre contra a igreja e contra Deus, e uma jornada em busca da menina. Contará com uma Padre e um Cowboy para tal proeza.

O filme tem ótimas cenas de ação, uma fotografia que as vezes se mostra repetitiva, mas que explora bem a grandeza de um cenário muitas vezes sem cor e vida, mas maravilhoso e grandioso. Os efeitos visuais não são de primeiríssima qualidade, como os de "A Origem", por exemplo, mas não deixam a desejar e cumprem o seu papel. A trilha sonora é um pouco previsível, parece estar lá mais para ser a âncora entre as cenas ou prevenir sustos.

Aliás, esse foi um ponto alto de "Padre", ele não é aquele filme chato e desagradável que dá sustos o tempo todo só por que tem vampiros na história. É um filme de ação e aventura, os sustos até existem, mas são previsíveis e a grande maioria estão no trailer, logo, já entramos no cinema sabendo de alguns deles.

O 3D...

Na moral? Em todas as vezes que sai de uma sessão 3D, me perguntei o por que do uso abusivo da tecnologia, uma vez que não gera grandes resultados. No entanto, devo admitir que em "Padre", o 3D veio a calhar. Embora haja total graça na versão 2D (certas cenas do filme em 3D podem ser vistas sem óculos com tranqüilidade), a versão 3D confere muita dimensão e realismo às cenas, principalmente em grande plano. A equipe de efeitos especiais usou e abusou de partículas no filme, e foi o grande lance, elas sim parece sair da tela. Ah! E ver aquelas cruzes voando na direção da câmera foi demais!

A unica coisa que achei desnecessário no filme foi a introdução a la "Atlantis - O Reino Perdido", mas que visou explicar a luta entre vampiros e humanos, e tudo mais. Acho que um risco mais realista, ou então até totalmente desconexo da realidade (como o vídeo que explica o lance das Reliquias da Morte em Harry Potter 7.1) teria deixado o videozinho no meio do filme  decente. 

"Padre 3D" é um filme bacana, que segue um ritmo ótimo até o final e tem persongens que até podem ser esquecidos ao cruzar a porta de saída, mas  gerarão grande satisfação durante a projeção. Ah! E o filme é cheio de chutes... Existem dois que eu pirei de dar risada no cinema...

Trailer Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário