sábado, 31 de julho de 2010

CINEMA: "Predadores", falto um cara FODA!



O que tornou "Predador" um sucesso? Além de um ótimo filme de ação, a presença de Schwarzenegger em sua melhor forma física, um troglodita que impõe respeito até pra um alienigena.

Isso é o que falta em "Predadores". Embora tenhamos a presença de Alice Braga, uma excelente atriz, temos um péssimo protagonista! Adrien Brody! De quem raios foi a idéia de colocá-lo no papel de Royce? Quem rouba a cena é Alice Braga, por que ele só sabe fazer caretas e colocar seu nariz tucano na frente de tudo.

Agora, na questão da história, achei que falto um tcham que havia aos montes no primeiro longa. 

Aqui, alguns caras bem barra pesada são jogados num planeta onde quem comanda são nossas queridas criaturas. No meu ponto de vista, acho que esse é o ponto fraco do filme. Existem muitos personagens, muitos deles idiotas que não tem qualquer presença, outros que até se mostram uteis mas acabam morrendo... Pô! 

E as referências... Cara, como achei irritante... Principalmente a persistência do diretor em querer mostrar cadáveres e sangue o tempo todo... Nada comparado à cena do primeiro filme, em que os soldados descobrem vários cadáveres sem pele pendurados de cabeça para baixo, fala sério, quem não tremeu com aquela seqüencia?

Aqui, o diretor usa a trilha sonora como alavanca para dar sustos, assim é fácil, né? Pomba! Cadê aquele real medo do desconhecido? Tudo bem, nós sabemos muito bem o que vai atacar os personagens alguns minutos depois do início do filme, mas ELES não sabem! A todo momento eles pareciam SABER que PREDADORES chegariam com seu equipamento de alto padrão tecnológico para aniquilar com seus corpos...

Todavia, o filme não é de todo mal. Os efeitos são ótimos, as cenas de ação são boas, a edição é caprichada. A trilha sonora, caramba, me senti na sessão de Predador!...

Agora, aquele final... Bicho, que vontade de tacar alguma coisa na tela... Torci para o contrário acontecer... Mas infelizmente o que aconteceu não tem retorno... Formou-se um ciclo meio que infinito... Vocês vão entender o por que... Achei o final clichê, chato e muuuuito bobo por tentar imitar o primeiro filme.

Agora, achei a referência ao primeiro filme genial, e vindo da boca de Alice Braga... Ela cita o ataque alienígena naquela floresta do primeiro filme, e que houve apenas um sobrevivente... Quem seria? Hein? Hein? :D

Enfim!... "Predadores" não é o melhor filme do mundo e está longe de ser um Reboot, mas ganha por seus efeitos, por seu clima de suspense e por sua direção de arte. Peca na escolha do protagonista, afinal, Adrien Brody ao lado de Schwarzenegger é um bebezinho recém nascido que mal sabe andar!

2 comentários:

  1. Aderson, otimo seu blog, gostei da serenidade e da forma lúcida de falar de cinema, mas com uma linguagem bem proxima do publico.

    Parabens!

    nao vi, ainda Predadores, mas os filmes primeiros de Schwarzenegger...ah, marcaram mesmo, rs

    Bom, vou ver este mais pelo elenco em si mesmo...até por ter Alice Braga que é boa atriz.

    abraço, te sigo

    ResponderExcluir
  2. cara vc tem toda razao.
    eu me lembro da força e da violencia dos ataques do predador nos outros filmes, como aquele japa conseguiu b aloquear com aquela katana e guentar um golpe do predador com a lamina alienigena que corta tudo e super resistente (como e falado no segundo filme), ele deveria ter bandado a espada e o japa no meio. sem falar e seguencia na selva, desde quando a presa presisa correr para ele matar, no primeiro ele mata sem entregar sua posisao e anda pelas arvores e tudo mais, aguenta um tiro de shotgun cal 12 no peito (segundo filme) e uma rajada de uma metralhadora giratoria 3vezes maior que a desse novo filme e ainda tira onda da cara dos fizileiros. a parte que mato o filme foi a lama no corpo do protagonista, no primeiro filme ele teve que ficar parado para nao ser detectado mas nessa e cara anda, corre e umilha o PREDADOR, que fraude.
    mais e isso ai vamos esperar se vai sair um proximo digno de ser chamado de PREDADOR 3.

    ResponderExcluir