sexta-feira, 22 de julho de 2011

Internet: "Atividade Paranormal 3" - Que venha o final!



Nunca fui muito fã de diretores que usam Câmera na Mão como único recurso, em grande parte dos casos o produto final acaba ficando confuso e insuportável. No entanto, quando este recurso é bem utilizado, emprega à sua obra audiovisual o maior triunfo possível, principalmente nos filmes de suspense e terror; A proximidade com a realidade do espectador.

Em casos como "A Bruxa de Blair", o amadorismo foi completamente proposital e teve um sentido narrativo intenso; Torná-lo plausível em nossa realidade. Então, eis que surge um filme com a mesma temática; "Atividade Paranormal" chegou aos cinemas em grande estilo e foi aclamado por muitos, inclusive por mim.

Qual foi a idéia do filme? Simples: Isso é real e pode acontecer com você!

Quantos vídeos existem na internet falando sobre a para-normalidade, sobre vídeos sinistros onde aparições surgem de repente, sobre fotos. Há um material quase infinito na rede que explora isso e o publico para acompanhar isso é quase infinito também. Então, desliguei a TV, depois do filme, pensando 'Sacada genial!'. Tornar isso ainda mais plausível em nossa realidade é um mérito que poucos filmes conseguem. E, neste caso, o amadorismo foi até mais importante do que em "A Bruxa de Blair".

"Atividade Paranormal" foi ainda mais fundo! Quem, até hoje, nunca passou por uma experiência paranormal? Quem nunca ouviu um sussurro onde a única pessoa disponível para reproduzi-lo era você mesmo? Quem nunca ouviu passos vindos do sótão durante a madrugada? Então, "Atividade Paranormal" evidenciou que, de fato, quando você ouviu o gemido ou passos, de fato algo paranormal estava acontecendo, e pode acontecer de novo, ninguém está livre disso.

O.k., genial mesmo! Todo aquele lance de não aparecer a assombração propriamente dita era excepcional. Durante o filme, não tememos ao que poderia acontecer, tememos ao que nosso cérebro poderia criar. Nos deixou livres para pensar. E, quando pensamos em algo, quando quebramos a cabeça para entender, aquilo penetra na mente e fica, ta aí o maior mérito do filme!

Então, eis que o segundo filme surgiu. Particularmente não acho que tenha sido um tiro no pé, muito pelo contrário, a segunda parte da 'saga' de Katie preencheu as ditas lacunas deixadas pelo primeiro filme. Um prato cheio para quem é curioso e quer se aprofundar em alguma coisa. Existem, aqui, dois pontos de vista igualmente válidos e corretos:

1 - O intuito do filme é evidenciar nossos maiores pesadelos. Evidenciar aquilo que insistimos em não acreditar, provavelmente por medo. Neste sentido, o primeiro filme se sustenta muito bem e, embora não haja uma cena final, um clímax, há um final e é satisfatório, julgando a linguagem escolhida para contar a história. Então, o mais correto, para a continuação, seria mostrar outra família com outro problema, evidenciaria mais a idéia de que aquilo é real e que de fato ninguém está livre de viver isso.

2 - Como eu disse, o intuito do filme é evidenciar. Ao optar por fazer o segundo filme para preencher as lacunas do primeiro, por um lado se corta a idéia que fez o primeiro ser tão brilhante. No entanto, por outro lado, continua evidenciando que aquilo é real, e pior, que se você mexer com essas ditas forças, diga adeus a sua vida, pois será vitima eterna desses eventos.

Os dois pontos são igualmente válidos e corretos. No entanto, são dois caminhos. Pode ser que, quando o terceiro filme sair, dê um ponto final à essa trama, e uma nova surja. Ou pode ser que não. Tudo é uma questão de mercado. Embora haja o público curioso que curte essas para-normalidades, sempre haverá o público que, além de gostar disso, quer explicações, e talvez um novo Atividade Paranormal com outra família possa ser piada.

Ontem, conversando com um amigo, ele me informou que em "Atividade Paranormal em Tóquio", os eventos acontecem por que a protagonista atropela Katie, formando esse link. No entanto, "Atividade Paranormal em Tóquio" é a tentativa (Não posso dizer se falha ou não.) de se dar continuidade à idéia inicial do primeiro filme.

O terceiro filme parece viajar no tempo, mergulhar na infância de Katie. Pode ser muito bom, como pode ser muito ruim. O negócio é esperar para ver como eles devem fechar o arco dessa personagem.

Trailer

Um comentário:

  1. Olá..então assistii atividade paranormal 3 hj..e sinceramente fiquei muitoo curiosa...terá o 4 ??

    ResponderExcluir