quinta-feira, 24 de setembro de 2009

REALIDADE: Adeus!

Dia 21 de Setembro, aproximadamente oito e quarenta e cinco da noite, grupo pronto para iniciar a 'transmissão ao vivo' de mais um trabalho; Vá de Retrô.

Apresentadores prontos pra começar, câmeras alinhadas, diretor ausente por motivos pessoas compreensíveis, amiga e integrante do grupo assumindo a direção em cima da hora, mostrando garra para a tarefa, mesa de som e de corte prontas. Começa o programa!

Apresentadores pedem para a banda convidada entrar no estúdio para se prepararem enquanto o comercial está rolando. Tudo pronto para voltar dos comerciais, quando, de repente, escuta-se o seguinte:

- A fita deu problema, vamos trocar! - uma voz anuncia, nos bastidores. Mas não podia imaginar o que estava por vir.

Gravamos, um sucesso, banda muito bem encaixada no programa. O cenário construído durante uma tarde de sábado inteira funcionando perfeitamente. Mais um intervalo comercial chega e a banda dá uma minúscula pausa, então voltamos. Eu, meio perdido no estúdio, com a câmera de detalhes nas mãos, tentando focar tudo que achava interessante para ser mostrado na mesa de corte. Então, chega ao final mais um trabalho - e desta vez com quase 100% de sucesso, o que ainda não havia se alcançado por nenhum dos dois grupos. (O mais próximo foi o "Cozinha Vegetariana", do outro grupo, em que eu ajudei com a vinheta, postarei depois.)

Fomos para o intervalo. Devolvemos ao seu lugar todos os objetos que pegamos emprestado para a composição do cenário. O que incluía um sofá pesado de ferro e três cadeiras pretas com encosto de couro pertencentes à biblioteca, do outro prédio do Campus. Ao voltar para o estúdio, ouvi murmúrios sobre uma catástrofe:

- Pessoal, é com coração partido que eu vou dizer isso: Perdemos o primeiro bloco. - anuncia a professora, chateada.

O grupo - o que me inclui - ficou super-chateado, afinal, tanto trabalho no sábado para sair o mais perfeito dos programas fora em vão? Claro que não, o segundo e terceiro bloco ficaram normais. MAS, perdemos a abertura, o bloco que apresenta o Vá de Retrô para o público.

Lamentável? Sim. Mas para nossa sorte, Roger, que trabalha na parte de TV e fica presente em todos os trabalhos para ajudar alunos, pediu uma pausa e trocou a fita, do contrário teria, realmente, sido em vão.

Até perguntei pra ele (Roger), sobre o resultado catastrófico que o erro técnico da MiniDV proporcionara para o primeiro bloco. Ele me mostrou a fita, o que aconteceu? Simples:

A fita já havia sido usada quando ele colocou-a no gravador. Quando o programa começou, a imagem do Vá de Retrô ficou entrelaçada com a imagem gravada anteriormente, e sem áudio, logo, seria impossível fazer qualquer coisa. Ela foi direto pro lixo. Fazer o quê, né? Agora o negócio é, no próximo trabalho, ou exigir fitas novas - que ainda sim correm o risco de acontecer isso, segundo Roger -, ou rezar pra que isso não aconteça mais...

Abraço, galerinha!

Aderson de Souza
(11) 98476620
Ponto de Vista - Qual o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário