sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CINEMA: "Nosso Lar"



Falar de cinema nacional sempre é um clichê extremamente adorável. Sempre nos deparamos com imagens pobres e cinzas, ou coloridas demais e até infantis. Sempre com tramas bem bobas e um elenco de peso pra chamar a atenção. Todavia, isso mudou, pelo menos, por este momento!

"Nosso Lar", adaptação da obra literaria de Chico Xavier, é um exemplo que, se houver incentivo e investimento, o cinema nacional pode sair desse paradigma citado ali em cima. O longa é muito bem montado. Os efeitos especiais são incríveis, as atuações não deixam a desejar e acompanham o visual desenvolvido, em boa parte, por computação gráfica, e há cenas bem engraçadas.

O Umbral, que eu temia ser bobinho, acabou sendo - gostaria de dizer o contrário -, afinal, é sempre complicado mostrar o Céu e o Inferno nos cinemas, transcrever o que cada ser humano pensa sobre é impossível. E "Nosso Lar" infelizmente não conseguiu retratar sem parecer tolo. As cenas do Umbral, embora eu tenha conseguido sentir, nos bastidores, a vontade de fazer algo extremamente bem feito, só tem um plano que realmente impressiona, quando André Luíz está caminhando, sem rumo, e ao fundo há montanhas com núvens azul-marinho e pássaros cruzando o céu. Incrível.

Com relação a história, sempre é difícil falar de adaptações literárias, como Harry Potter e Crepúsculo, ou Senhor dos Anéis, pior ainda quando a ideologia do filme é voltada à uma religião específica, no caso, espírita.

O filme passa uma mensagem linda de amor, passa uma idéia de como é o outro lado para muitos que tem a curiosidade, mas não necessariamente querem estar por lá. No entanto, tenta, a todo custo, convencer TODOS que estão na sessão de que aquilo é a realidade, de que o espiritismo é a religião correta a se seguir. No entanto, não consegui seguir, não sei se por eu ter entrado na sessão tão excitado para ver o visual do filme, mas, embora lindo e bem montado, não me fez crer que o paraíso, ou o Nosso Lar, é daquela forma, o que é um ponto negativo do filme. A idéia do longa é mostrar como é o outro lado e convencer sobre o aspecto visual. No entanto, embora me intrigue, me emocione, me comova, não me convenceu de que é o que eu vou encontrar quando morrer. Me intrigou, emocionou, comoveu justamente por ser uma produção nacional; lindo!

Me recuso a falar qualquer coisa sobre a história, pois não tenho informações suficientes para debater a religião, e também por respeitar a todas as religiões. Muito embora tenha um lado espiritual independente de religiões, não quero me arriscar a falar do que não entendo. Prefiro me ater aos efeitos, a qualidade visual incrível.

Com relação aos planos abertos, achei muito bem feitos. Todos os planos aéreos e abertos  são lindíssimos. Reparem que sempre que há um plano desses, existem pássaros voando no horizonte ou até por cima da cidade, não sei se tem alguma relação com a religião, se tiver, me dêem um alô. ^^

Enfim. "Nosso Lar" tem defeitos no roteiro, não tem uma cena climax - curiosamente haja um final amarrado e agradável, que force o espectador a querer assistir o retorno de André ao Nosso Lar -, todavia, não é de todo mal. Para quem, assim como eu, é fascinado por efeitos especiais, pode ser uma experiência um tanto quanto agradável. Um efeito e outro poderia ser mudado, ou o ângulo de captação, ou a animação, mas em grande parte, em seus 90%, são perfeitos. ;)

PS.: Só fiquei curioso quanto a algo estranho em tela durante todos os planos abertos; a cidade forma o desenho de um pentagrama, por que?

Confiram o trailer:

2 comentários:

  1. A cidade não é em formato de um pentagrama e sim de uma estrela de seis pontas. Desde que li essa sua pergunta, tenho feito ela à todos aqui em casa. Parece-me que é porque a cidade é dividida em seis Ministérios, da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina, que ficam, uma em cada ponta da estrela, além da Governadoria que fica ao centro.
    Acho que é isso mesmo. (:
    Fui ver o filme hoje e adorei.
    Espero ter te ajudado primo! beijão!

    ResponderExcluir
  2. Putz! Bem sacada sua observação. Não havia me tocado sobre isso. Legal mesmo.

    Obrigado. ^^

    ResponderExcluir